Quarta-Feira, 9 de Fevereiro de 2022

por Alan Jhosef

Conservação de revistas - 4 passos







Conservação de revistas - 04 passos para um arquivo saudável


Conservação de revistas- 04 passos para um arquivo saudável



Você que possui uma coleção de revistas, álbum de figurinhas, cartazes e posters vai amar nossas dicas de conservação.


Passo 1 - higienização



Primeiro passo é fazer uma limpeza – não podemos guardar nada sujo. Chama-se de higienização, o processo de limpeza que se dá, na maioria das vezes, somente com limpeza mecânica (uso de Pincéis, Trinchas e Borrachas especiais). É muito importante se cuidar, na hora da limpeza, para não respirar poeira, fungos e mofo, que podem ser extremamente nocivos, então, o uso de equipamentos de proteção individual é imprescindível (Máscaras, Luvas, Óculos, Aventais, etc).


Pronto! Tudo limpo, daremos os toques finais da conservação e arquivo de nossos papéis. Você precisa saber que, papel dura muito mais se você deixar ele com outros papéis livre de acidez e, mais ainda, com reserva alcalina.

Mas, o que é isso? As graduações de acidez, neutras e alcalinas passam pela escala abaixo:


O pH é representado numa escala que varia de 0 a 14. Ela mede a acidez e basicidade / alcalinidade de uma solução. Ácido é definido com pH abaixo de 7, sendo 7 o pH neutro e acima dele é tudo alcalino.



Tá... E como Eu vou saber?


Existem vários tipos de medidores de acidez ( Caneta medidora de pH, Caneta indicadora de pH e tiras para medição ) E a tal reserva? Onde está?

Bom, chamamos de papel com reserva alcalina, aqueles papéis que receberam carga extra de material alcalino, tendo grande proteção contra a deterioração pelo tempo.


Passo 2 - interfolhar




Importante, nesta etapa, é colocar os papéis com reserva alcalina, muito bem encaixados nas folhas, recomendamos o uso de papel Filifold com 85gr, bem fino, parecido com um sulfite ou, em coleções muito delicadas e até aquelas com muitas imagens, você deve utilizar o papel Glassine Acid Free de 40gr, quase metade da espessura de uma folha sulfite e com a vantagem de não aderir nas imagens e impressões em geral.


Passo 3 - envelopar com Photo Bag



Com o acervo higienizado e encartado com papéis duráveis, agora é só colocar nos envelopes de poliéster com pH neutro - Photo Bag - adequados, veja o tamanho exato para não ter folgas (folga em um envelope de Photo Bag pode deixar muito ar armazenado e tornar o ambiente propício a fungos e mofos).


Passo 4 - guardar na caixa de conservação



Adicionar sachês de sílica gel que absorvem a umidade, vai manter esse ambiente mais saudável para arquivo. Agora é só colocar na Caixa de Conservação que também possui reserva alcalina e deixa o material de guarda muito mais seguro. Parabéns! Seu acervo está protegido contra acidez, fungos, mofo e vai durar muito mais.


Fábio oliveira

Para a Casa do Restaurador