Quinta-Feira, 14 de Julho de 2022

por Raul Costa

Conservar para não deteriorar




Conservar para não deteriorar


Quem nunca colou uma fita adesiva em um livro? Era comum, no tempo de escola, encapar cadernos e livros para resistir às idas e vindas do colégio. O que não sabíamos é que “aquelas” fitas adesivas eram extremamente ácidas e nossos livros ficaram com manchas marrons bem feias.

Papel deteriorado pela acidez

Papel deteriorado pela acidez


Agora você vai poder encapar seus livros e cadernos com material adequado, e também consertar seus documentos em casa, com a fita adesiva para reparo mais indicada.

Vai conhecer também, os materiais utilizados em todo o mundo, nas bibliotecas, nos museus, por colecionadores e todos que precisam de algum cuidado com seus papéis.

 

 

Rolo de fitas

Rolo de fitas


O Filmolux Soft é muito fácil aplicar, tem uma textura que não deixa bolhas, protege contra raios UV, você tem o tempo que quiser na hora de colocar, sem problema, ele permite retirar e colocar até ficar bom, é livre de acidez e com carga alcalina, imagina que esse filme aumenta a vida dos papéis revestidos. Existe a versão fosca, sem brilho nenhum, chama Filmomatt exige um pouco mais de habilidade, pois o filme é lisinho.

 

Você sabe o que é guarda?


Quando se fala em livros e papéis, existem nomenclaturas bem esquisitas, por exemplo: Espinha, cabeceado, guarda, miolo, dorso, sentido da fibra, higroscópico e por aí vai.

Guarda e contraguarda é o nome que se dá ao papel que faz a fixação do miolo na sua capa e protege o conteúdo principal.



Guarda de livro antigo

Guarda de livro antigo


Essa guarda costuma rasgar com o manuseio prolongado, para que isso não ocorra, utilizamos fitas de conservação, como a Linen Hinging Tape e Linen Hinging Tape Black – Fita de linho autoadesiva livre de ácido, muito flexível e não amarelece com o tempo; outra fita, também de linho, é a Filmoplast SH – Fita alemã com 50mts, é a mais econômica e ainda sem solventes na composição, não se tornando quebradiça com o tempo e, para os que preferem manter papel com papel, existe a Filmoplast P90 – Essa fita de papel opaco é extremamente resistente, fosca, Possui reserva alcalina (garante durabilidade muito superior em relação às fitas de pH neutro), foi desenvolvida para uso no verso de mapas (nas dobras), documentos, guarda e contraguarda de livros e até mesmo como etiqueta de identificação nas prateleiras mais exigentes.


Fitas para reforço de guarda e montagens artísticas

Fitas para reforço de guarda e montagens artísticas


E papel rasgado? Como consertar?


Lembra aquela fita adesiva de antigamente? Aquela da cor amarela-amarronzado?! Pois bem... Nunca mais use nos seus documentos e papéis!

Você poderá utilizar a Fita FILMOPLAST P é feita de papel totalmente transparente, extremamente fina (parece que nem está lá), sem polpa de madeira e ácido, revestida com adesivo de pH neutro e com a “famosa” reserva alcalina - aquela que aumenta a durabilidade por neutralização dos ácidos que são liberados durante o processo natural de envelhecimento dos papéis, muito resistente ao tempo e não amarelece.

Adequada para reparar "a seco" páginas rasgadas - isso quer dizer: nada de usar cola líquida (sem sujeira), prender e alçar fotografias ou gravuras leves e reforçar as dobras dos papéis artísticos.

Pode ser usada como etiqueta, pois aceita inscrição a tinta. Adere a filmes de poliéster.



FILMOPLAST P


São vendidas em rolos de 2cm x 50mt e a Caixa possui um dispenser super prático, onde você corta a fita no tamanho que precisar. Pratica!

Esta é a mais utilizada, porém, existem os modelos Document Repair e a Mending tissue, são fitas de papel japonês transparente, autoadesivas e com adesivo reversível em White Spirit.


Para aplicação de fitas é recomendado o uso de uma espátula de teflon branco, o resultado é uma colagem perfeita. Confira a postagem no Instagram com um vídeo bem bacana que tem uma ótima explicação sobre a sua utilização.


Bom, arrumamos tudo e...Onde guardar?


Documentos, livros e papéis em geral vão durar muito mais se colocados em ambiente seco, ventilado e sem contato com acidez. Em envelope de conservação com reserva alcalina ajuda no caso dos documentos, você pode até guardar as fotografias neste mesmo envelope, tomando o cuidado de interfolhar com papel Glassine de pH neutro.


nvelope conservação com reserva alcalina

Envelope conservação com reserva alcalina


Para os livros e as peças maiores, existem as caixas apropriadas, consulte nosso artigo Caixas para conservação.

Boa sorte com seus arquivos, por aqui tudo está bem cuidado e guardadinho.


Fábio Oliveira

Consultor de materiais técnicos

para a Casa do Restaurador