Sexta-Feira, 27 de Outubro de 2023

por Raul Costa

Pigmentos Artísticos/Cores Sacras-Edição Especial





Pigmentos Artísticos e as Cores Sacras -Edição Especial

Pigmentos Artísticos e as Cores Sacras - Edição Especial

Meninas em preto - 1881 - Pierre Auguste Renoir



“Passei 40 anos descobrindo que a rainha de todas as cores era o preto.”

Pierre-Auguste Renoir.


Você vai descobrir porque essa cor mexe, e muito, no emocional das pessoas. Os efeitos causados e os pontos considerados positivos e negativos.


O Preto

Jarra Grega - 330 a.C.

Jarra Grega - 330 a.C.


Nas pinturas sacras o preto remete às trevas, ameaças e perigos ocultos, fome, julgamento do pecado e sofrimento.

 

A tentação de Cristo sob a montanha - 1311 - Duccio

A tentação de Cristo sob a montanha - 1311 - Duccio


Os Efeitos


Como efeitos principais da presença desta cor são destacados a confiança - por esconder as vulnerabilidades; Classe e talento; Intimidar e pode até deprimir quem o vê.


Mas cuidado, se usado por muito tempo pode causar depressão.

 

Antes de falarmos dos pontos positivos ou negativos, precisamos lembrar que o mundo, quando dividimos em Ocidente e Oriente, vemos impressões distintas quando se fala em cor. As diferenças das culturas e crenças foram expostas na matéria sobre a cor branca.

 

Mostramos que os chineses davam à cor branca o status de luto e morte. Branco era o negativo enquanto o Preto positivo.


Símbolo Yin & Young

Símbolo Yin & Young


Pontos Positivos


A cor da sofisticação e elegância, a cor preta demonstra segurança e força, pode ser usado como proteção (ninguém chega perto). Misterioso e sofisticado. Esconde inseguranças e sentimentos.


Coco Chanel - Aletier París - 1937

Coco Chanel - Aletier París - 1937


Pontos Negativos

 

Considerada a cor do pessimismo, depressão, tristeza, algo demoníaco, perda e medo.


Pessoa triste usando roupas escuras

Pessoa triste usando roupas escuras

 

Voltaremos na história para conhecer os tipos de pigmentos pretos usados para pintar e desenhar como o piche, o carvão, grafite, fuligem provinda da queimada de trapos, ossos queimados, terra queimada, talos de vegetais queimados e misturas destes compostos.



Pinturas Orientais


Os maiores artistas Japoneses usavam apenas a tinta preta e um dos mais promissores foi o Sesshu Toyo.


Sesshu Toyo - Paisagem de inverno - 1470

Sesshu Toyo - Paisagem de inverno - 1470


A cor preta utilizada era aplicada nos móveis mais elegantes, biombos e utensílios de cozinha. Misturados à laca natural com detalhes em madrepérola, prata e ouro.


Preto mineral ou Carvão


Mineral black coal (PBk18) – Tom: De neutro a frio

 

O preto foi a primeira cor da paleta e o primeiro pigmento usado pelos humanos. Um dos primeiros pigmentos utilizados para fazer desenhos, como aqueles encontrados em cavernas.


Pintura em caverna - Lascaux - 19.000 a.C.

Pintura em caverna - Lascaux - 19.000 a.C.


Existem vários tipos de carvão, sendo o carvão mineral ou natural Antracito mais apropriado para confecção de pigmentos.


Fases do carvão mineral

Fases do carvão mineral


Preto mineral Manganês


Manganese black (PBk33) – Tom: De neutro a frio

 

Pigmento preto feito a partir de óxidos de manganês e ferro. O preto de Manganês e o Spinel são os mais estáveis de todos os negros, possui excelente resistência à luz, aos ácidos, alcalinidade e altas temperaturas. Encontrado em pinturas das cavernas e nas tumbas Etruscas – onde hoje é a Toscana.


Afrescos em tumba Etrusca - 800 a.C.

Afrescos em tumba Etrusca - 800 a.C.

 

Preto de Carbono / Negro de Fumo


Carbon black (PBk6) – Tom: De quente a frio

Lamp black (PBk7) – Tom: De neutro a frio.

 

Essa cor preta costumava ser feita usando o resíduo de fuligem coletado das lâmpadas a óleo, mas hoje é feita a partir da queima (carbonizar) de gás ou óleo.


Negro de carbono ou Lamp black

Negro de carbono ou Lamp black


É um preto semi-opaco a opaco, intenso e com alta capacidade de tingimento (sendo muito manchante). Muitas vezes tem um sub tom fresco, dando um cinza-azulado (frio) quando misturado com branco.


Comparação de Pbk7 e Pbk6

Comparação de Pbk7 e Pbk6


Pigmento negro de carbono pode ter os seguintes nomes:

Preto de vinho; Preto de fumo; Preto vegetal; Preto de trigo; Preto de carvalho; Preto de avelã; Preto de Frankfurt ou Alemanha; Preto de pêssego (caroço carbonizado); Preto de marfim ou ossos e Preto de papel. A Maimeri Puro possui a tinta Nero di Carbonio que melhor representa essa cor.


Preto de Carbono Maimeri Puro

Preto de Carbono Maimeri Puro


Tanto o PBk6 quanto o PBk7 são feitos com carbono quase puro e têm propriedades muito semelhantes.  As tintas feitas com PBk7 são geralmente muito opacas e têm uma alta resistência ao tingimento graças às partículas de pigmento pequenas e densas.


Preto de Vide, Vinho ou Videira


Vine black (PBk8) – Tom: De frio a levemente azulado.

 

Ainda na linha de pigmentos puros de carbono, o preto de vinho que originalmente era produzido com talos, sementes ou restos incinerados provindos da produção do vinho. Possui cor leve, secagem lenta e media força de coloração. Não deve ser usado em afresco ou massas de cimento.


Incredulidade de São Tomás - 1502 - 4 - Conegliano

Incredulidade de São Tomás - 1502 - 4 - Conegliano


No detalhe da pintura de Conegliano vemos o manto em tons de cinza feito da mistura de Preto de vinho e Branco de chumbo. Já o fundo desta pintura foi utilizado o Preto de marfim ou ossos misturado com branco.

 

Preto de marfim ou de ossos


Ivory black (PBk9) – Tom: Levemente quente, de amarelo a marrom.


Marfim de Zanzibar

Marfim de Zanzibar


Este pigmento tem sido usado desde antes da Idade Média, tornou-se a fonte dominante durante o século XVIII, particularmente em sua mais alta qualidade Ivory Black ou preto de marfim.

 

Musica nos jardins de Tuileries - Manet - 1862

Musica nos jardins de Tuileries - Manet - 1862

 

Tende a ser semi-opaco a semitransparente e geralmente é menor em resistência ao tingimento do que os outros pigmentos pretos à base de carbono. Por esse motivo, ele é ótimo para misturar. A singularidade desse pigmento está no seu calor – o marfim legítimo, muitas vezes, tem um sub tom amarelo ou marrom que pode ser visto em esmaltes, e em tons com branco.

 

Como foi banido do mundo das artes, qualquer tinta com o nome Ivory Black contendo o pigmento PBk9 é produzida a partir de ossos de animais e não mais do precioso marfim.


Lace making in Venice - Anders Zorn - 1894

Lace making in Venice - Anders Zorn - 1894


Como esse pigmento não é original suas misturas modernas geram tons frios a azulados, como na paleta de Anders Zorn.


Preto mineral / Spinel ou Spinnel


Spinnelle black (PBk 26) – Tom: frio

 

O pigmento preto mais escuro utilizado em belas artes desde o século XIX se chama Spinnel. Seu nome deriva da produção, na sua fórmula há um grupo de óxidos de metais em formato de espinha. Possui ferro e manganês. Totalmente estável e resistente à luz. Eu disse mais escuro em belas artes, porque...O pigmento mais escuro do mundo se chama Vantablack. Ainda não está disponível para belas artes, ao menos não com esse nome.


Vantablack

Vantablack


Esse pigmento é capaz de absorver a luz em 99%. Praticamente um buraco negro espacial. Imagina as possibilidades.


Preto de Marte / Óxido de Ferro Preto


Mars black (PBk11) – Tom: Quente.

 

O Preto de Marte é produzido de óxidos de ferro sintéticos e foi desenvolvido no século 20 como alternativas aos pigmentos naturais da terra. É o pigmento preto com a melhor secagem e possui boa cobertura, por isso é o mais utilizado nas primeiras camadas da pintura.


Retrato de Richard Frumess - Dorothy Wiegner - 1994

Retrato de Richard Frumess - Dorothy Wiegner - 1994

 

Muito apreciado em pintura de encáustica. A família dos pigmentos de Marte inclui Amarelo, Vermelho e Violeta. É muitas vezes quente no sub tom, e em misturas tem uma alta resistência de tingimento e pode facilmente sobrecarregar outras cores.


Pigmento puros negros diversos

Pigmento puros negros diversos


Alguns “outros” nomes comumente utilizados para a cor preta:


Você pode até questionar se preto é cor, porque, cientificamente o preto é ausência de luz e consequentemente de cor, mas, nunca poderá negar o quão é importante na pintura... Divirta-se!

 

Fábio Oliveira

Consultor de materiais técnicos

para a Casa do Restaurador